PythonBrasil

quarta-feira, setembro 09, 2009

Simplesmente diga "não" à urgência

Você já recebeu um daqueles convites para ser o "salvador" de algum projeto, reunião, etc?

Algo como:
-- "Nosso palestrante teve um problema de última hora e gostaríamos de convidá-lo para substitui-lo na palestra de hoje à noite"
Eram 17:30 horas e a palestra aconteceria às 20:00 horas. O tema não é muito estranho a você, até faz parte dos seus estudos.

Mas 1:30 horas para preparar uma palestra (você tem que jantar e se deslocar, não esqueça disso!), cancelar o jantar com sua esposa e filhos, ou o cinema que você tinha prometido para eles! O que fazer?

Recentemente li um livro fantástico -- "Livres da Tirania da Urgência" de Charles E. Hummel - Editoral Press, 2001 (Editora Ultimato), que trata da administração da vida pessoal (não dá para administrar o tempo!).

Dentre várias coisas legais que o autor diz, está:
"Declinar um pedido urgente ... raramente é fácil. Mas pode ser feito ... quando você se lembra desta importante verdade:
Você é a pessoa indispensável somente até o momento em que diz não."
Uma das piores inimigas da eficácia é a urgência. "Como fogo, ela pode ser uma boa serva, mas seria ruim como mestra"

Trazendo estes conceitos para a área de TI, é impressionante como vemos a urgência dirigir departamentos inteiros. É o "Suporte", que por falta de planejamento estratégico, liderança tática e operacional adequada, vive "apagando fogo." Não que isso não tenha que acontecer, mas não raro, é a rotina diária! É "Suporte" ou "Bombeiro" ?!?

Na área de desenvolvimento, onde os prazos são sempre apertados, os "bugs" de softwares, as entregas incompletas, etc., atestam a liderança implacável da urgência, forçando códigos não testados, algoritmos não verificados e estruturas de dados e objetos que estão longe de serem eficientes. Não sobrevivem a um "upgrade" sem precisarem serem reescritos "do zero".

A menos que você pare e mude sua maneira de agir, continuará indo para o mesmo lugar e alcançando as mesmas coisas -- nada!

"Insanity -- doing the same thing over and over and expecting different results" - Albert Einstein

Se você quer que o seu futuro seja diferente, é bom começar a mudá-lo agora! Se quer que o seu código ou projeto tenha um final diferente, comece a mudá-lo agora! Planeje!

Sabe aquela rodovia que vai de São Paulo a Campinas -- a Bandeirantes. Pois é, se você dirigir por ela no sentido de Campinas, não chegará ao Litoral!

"Insanidade -- fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes"

Esteja preparado para dizer não à urgência quando ela se mostrar de pouca importância!


Postar um comentário