PythonBrasil

terça-feira, junho 10, 2008

Ensinando Sistemas Operacionais com Python

Python é uma excelente linguagem de programação: alto nível, de fácil aprendizagem, excelente produtividade, orientada a objeto, tipagem dinâmica, etc.

Normalmente, ela é utilizada como primeira linguagem de programação por causa destes atributos. Entretanto, ela também pode ser utilizada para coisas, digamos, mais baixo nível, como por exemplo:

  • Ensino de Sistemas Operacionais - exploração de chamadas de sistema para criação de processos, navegação em sistemas de arquivos, acessos a primitivas de Entrada e Saída do sistema operacional, e outras coisas a nível de SO.
  • Ensino de Programação de Rede - exploração de sockets, implementação de servidores variados,
  • Ensino de Sistemas Distribuídos, como continuação a Programação de Rede, explorando paradigmas de comunicação entre processos, sincronismo, etc.
  • Ensino de Inteligência Artificial - exploração de conceitos de IA, desde buscas até redes neurais, passando por processamento de linguagem natural, etc.
Enfim, Python é uma linguagem excelente para quem quer aprender bem programação e muito mais, para quem quer ensinar bem os conceitos de ciência da computação/sistemas de informação, sem se perder em merchandising e modismos mercadológicos.

Um comentário:

Unknown disse...

Que python é uma excelente linguagem não tenho dúvidas, mas trazer estes conceitos para linguagens de "modismo mercadológico" seria uma excelente sacada, visto que os alunos poderiam largar um pouco a idéia do frameworks existentes e quem sabe desenvolver soluções melhores para seus trabalhos cotidianos...