PythonBrasil

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Educação é responsabilidade de todos.
Contradições de patrões e chefes em relação à educação de seus funcionários e subordinados.

A qualidade da educação superior no Brasil vem caindo significativamente nos últimos tempos.
Independente do tipo de instituição que o aluno freqüenta, é bem provável que sua formação não é comparável àquela recebida por um estudante há 5 ou 10 anos.

Quando um empregador ou superior imediato de um aluno deixa de cobrar desempenho na escola, ou deixa de cobrar conhecimento compatível com a série que o aluno freqüenta, está sendo conivente com o sistema e admitindo que a qualidade da educação seja inferior. E depois, terá de pagar caros treinamentos para aquele aluno de modo a suprir-lhe a deficiência na formação acadêmica.

Não seria mais fácil, barato e melhor se o empregador ou superior imediato enxergasse a faculdade ou universidade com um momento especial na vida do seu empregado e lhe ajudasse ao máximo para que obtivesse o melhor desempenho possível, sabendo que isto reverterá para a empresa na forma de melhoria de qualidade, mais eficiência, etc.

Ao invés disto, muitos empregadores e superiores imediatos desrespeitam seus funcionários-alunos, obrigando-os a uma carga de trabalho exagerada, enviando-os para viagens demoradas a serviço, exigindo sua presença no trabalho justamente nos horários de aula.

Para estes empregadores e superiores imediatos, apresento uma carta de responsabilidade, na qual eles deverão expressar sua anuência com as práticas acima e indicar, claramente que conhecendo os prejuízos para a formação do aluno, ainda assim insistem nestas práticas e assumem a responsabilidade por prejudicar de modo permanente a formação de uma pessoa sob sua responsabilidade.



Ao
Professor Fulano de Tal
Instituição de Ensino
Localização.




Pela presente, eu _________________________, empregador/superior imediato do aluno abaixo identificado, declaro que estou ciente de:
  • que o horário das aulas na INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR é das 19:00 às 22:40 horas;
  • que o referido aluno precisa estar presente pontualmente às aulas, pois trata-se de curso presencial;
  • que o referido aluno tem direito por lei, a 1 (uma) hora para estudo em dias de prova;
  • que, caso a carga de trabalho do referido aluno nesta empresa exigir constantemente que o mesmo fique além do horário normal, seus estudos poderão ser prejudicados.

Declaro também, que tendo ciência dos fatos acima, assumo a responsabilidade pelo impacto na formação educacional e profissional do referido aluno, sempre que este não puder atender às aulas por motivos de trabalho exercido nesta empresa sob a minha supervisão, autorização ou solicitação, direta ou indireta.

Por fim, declaro que estou ciente de que os estudos do referido aluno quando completados com êxito, contribuirão para que esta empresa tenha um profissional melhor qualificado, com melhores resultados no seu trabalho, o que trará benefícios diretos para a empresa.

Por ser verdade, firmo o presente.

Sâo Paulo, _____ de _________________ de 200___.

Aluno: ______________________________________________

RA: _________________________________________________


Empregador - Empresa: ________________________________________

Nome: ________________________________________

Assinatura: ________________________________________

RG: __________________________________





Nenhum comentário: